Conhece os tipos de epilepsia?
A classificação de 2017 da Liga Internacional Contra a Epilepsia, definiu 3 níveis diagnósticos.
O primeiro é sobre a classificação do tipo de crise (já falamos sobre ele)
.O segundo nível, e assunto deste post, é a classificação do tipo de epilepsia
.O terceiro nível fala da classificação de síndrome epiléptica (próximo post)
.
👉🏻 Vamos entender mais sobre eles?
🟣 A Epilepsia focal inclui distúrbios unifocais (um foco), multifocais (3 ou mais focos) ou envolvimento de um hemisfério. As crises podem ser de vários tipos (motoras e não motoras, com alteração da percepção do ambiente ou não). Seu diagnóstico é clínico, mas apoiado por um EEG interictal com descargas epileptiformes focais.
🟣 Na epilepsia generalizada os indivíduos podem apresentar vários tipos de crise, como crises mioclonais, ausências, atônicas, tônicas, tônico-clonicas e outras. Seu diagnóstico é baseado na apresentação clínica do paciente e na atividade epileptiforme generalizada no EEG.
🟣 Epilepsia focal e generalizada em conjunto
Este grupo corresponde a uma terminologia introduzida pela nova classificação da ILAE e diz respeito a uma condição na qual um mesmo paciente apresenta ambas crises: focais e generalizadas. São geralmente diagnosticadas por VEEG, e podem acometer lactentes ou crianças com epilepsias graves.
🟣 Epilepsia "desconhecida"
Por fim, em uma situação em que o médico não é capaz de categorizar as crises como focais ou generalizadas, principalmente num cenário de limitação de recursos, a epilepsia é classificada como desconhecida.
👩🏻⚕️ É importante destacar que o ponto inicial é a classificação do tipo de crise epiléptica, onde o médico já assumiu que o paciente tem epilepsia.
Esta classificação é muito importante, pois tem implicações diretas no tratamento!
